sábado, 27 de fevereiro de 2010

Arroz Doce

Tenho cá em casa o fã número 1 do arroz doce da avó. Eu não sou particularmente apreciadora de arroz doce, mas achei que um miminho de vez enquando não fazia nada mal (ou uma tentativa de homicídio, caso a coisa não corra bem)... e também não me estraga a dieta. :)

Consegui apoderar-me da receita da avó (obrigada mãezinha) e pus mãos ao trabalho. Esta foi a primeira vez que tentei algum doce deste género, devo acrescentar.
Bom, mas primeiro a receita:

INGREDIENTES

125 g de Arroz (tipo carolino e nunca agulha)
1/2 L água
1 L leite (fiz com magro, mas deve ficar melhor com meio gordo)
200 g açucar
5 gemas
casca limão/ essência baunilha

PREPARAÇÃO

Põe-se o arroz a cozer na água com a casca de limão. Quando a água tiver quase desaparecido (processo esse denominado evaporação ...haha) juntar o leite quente e deixar ferver um pouco. Juntar o açúcar e continuar a ferver mais um pouco. Retirar do lume e juntar as gemas batidas (aqui o melhor é juntar um pouco do preparado às gemas mexendo sempre e depois deitar tudo para dentro do tacho, sempre fora do lume). Voltar a colocar ao lume, desta vez brando, até engrossar e sempre a mexer (eu aqui confesso que me senti um pouco perdida...não sabia bem quando parar ou quanto tempo era suposto demorar, mas acho que isto vai lá com a experiência). Quando estiver grossinho deitar para tacinhas ou uma taça grande, "enfeitar" com canela e deixar arrefecer.

Em honra à avó e só para provocar o mê Sérgio Miguel (os miminhos nunca vêm sós) e talvez alguns de vocês "enfeitei" o meu arroz doce de uma forma muito especial. Ora, apreciem:

7 comentários:

alexandra correia disse...

Hummm!! Eu sou uma aperciadora de arroz doce...e lembro-me sempre do Avô Nando quando o como, porque ele tamvbém gostava muito,...,o que faz com que ainda goste mais...!

alexandra correia disse...

Digo apreciadora!!!

ani disse...

Eu tambem adoro arroz doce,inflizmente ninguem gosta ca em casa,pelo que volta e meia faco so para mim.Por causa do colestrol faco com menos gemas,mas fica bom na mesma.

ATRego disse...

pois e, o avo Nando adorava arroz doce!! Vou fazer mais vezes so por causa disso. Confesso que nao tenho essas recordacoes do avo (apenas sei porque vao contando), mas aquele olhar meigo e as tardes que passava com ele de volta dos selos nunca mais me vou esquecer. E sao tao boas estas memorias. :)

alexandra correia disse...

São as memórias da familia e dos outro significativos, que ajudam a construir a nossa identidade, aquilo que somos. Não é? Vivam as boas memórias!!!

alexandra correia disse...

Ana,
O desenho da canela no arroz doce tem algum significado?? Estou farta de olhar e parece-me haver alguma "intenção" ou é só impressão minha???

ATRego disse...

Nao e impressao tua. Sao tres letrinhas..... um S..... um C..... e um P. Ou seja, SCP!!! Se mesmo assim for dificil de desvendar.... aqui vai" Sporting Clube de Portugal!!! VIVA O SPORTING!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Marcadores

Seguidores