sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bem vindos!

Este blog foi criado para a avó Magdalena com esperança que restabeleça forças e se anime neste projecto que nos vai ser tão querido a todos. Avózinha, vamos embora! Mão na massa! Nós queremos saber os segredos todos.... juramos que não os vendemos! :) Como se faz o pudim de ovos sem claras?? e O imperial? E os belos pasteis de feijão..... quem guardou as fotos da última saga do pastel de feijão na cozinha da avó?? e aquele doce maravilha das claras no forno com ovos moles?? Quem é que vai aprender o ponto certo? Eu sugeria um ataque à cozinha da avó, um manifesto ao colestrol, e uma receita testada pelo menos todas as semanas para ser colocada aqui no blog... com FOTOS!!! E com a vigilância da avó que só precisa de dar orientações! Eu infelizmente vou ter que me deliciar ao longe mas juro que se a avó me der as receitas eu própria vou tentar fazer aqui umas tentativas culinárias. Avózinha este projecto precisa de si... aproveite a mão dos aprendizes e já agora vá adoçando a boca também... não os deixe comer tudo!

10 comentários:

Rita T. Rêgo disse...

Anocas, deixa-me adivinhar...foste ver o filme da "Julie and Julia"?! :-)

Tou a brincar, acho uma ideia mto engraçada...pena a avó não estar em condições para ler o blogue. Mas c um portátil, pode-se ler ao pé dela.
Dar receitas e essas coisas é q ela não consegue mesmo... custa-lhe falar... mas há sempre aquele livro milagroso da Isalita (será q é assim q se escreve?)donde a avó tirou grande parte das receitas de doces. Entretanto a tia Gui tb já tem experimentado mtas, penso eu.

Seria giro irmmos tirando umas fotos para enriquecer o blogue. A primeira pode ser logo o Francisco vestido à Cozinheiro, o q achas?!! :-)))

Bj grande

alexandra correia disse...

Primos e manos,

Gosto muito desta ideia da Ana. Prometo que vou exprimentar os pontos de açucar (que tenho muito dificuldade em acertar!!), tirar fotos e partilhar. A Avó fez muitos aqui em Alcáçovas, ao pé de mim,eu olhei sempre com muita atenção, até acho que sei a teoria toda, mas no fundo sempre desejei que fosse ela a fazê-los, têm outro "gosto". Este fim de semana vou fazer um de certeza!
Sabem, são incontáveis as coisas que aprendi com a Avó Lena e como ela foi tão importante para mim em tantos momentos especiais.
Rita, fico à espera de ver a foto do cozinheiro Francisco!!!

ATRego disse...

maninha, a foto do Francisco ficava o maximo!! Eu tambem tenho ideia que a tia Gui ja experimentou muitas das receitas por isso vai ser uma boa ajuda. Fotos sempre que possivel! Aos poucos vou tentanto persona"fami"lizar o blogue, embora ainda tenha que aprender como se mudam os headers e os banners a isto. Devagarinho.
Hoje "falei" com a avo ao telefone e percebi a dificuldade em falar... aquela rouquidao... enfim, vamos tentar fazer o que conseguirmos e tentar que a avo participe o maximo possivel... nem que seja a fazer a prova. :)

ATRego disse...

pois..eu ca nao aprendi uma unica receita. Confesso que nunca me deu a queda para a cozinha... nao que nao goste de cozinhar, ate porque cada vez vou gostando mais de fazer e experimentar coisas novas, mas porque sempre achei que a avo as ia fazer sempre! De qualquer forma, Xana, se aprendeste os pontos de acucar esta na hora de dares as dicas as primas!! :) VA LA!!!

ani disse...

E chegou a minha vez,afinal sou a mais velha de todos os primos/primas /manos e manas hehe.Eu tambem vi o filme Julia and Julie...foi a primeira coisa em que pensei,mas isso nao invalida esta ideia ser fabulosa,em todos os aspectos,para a avo e para nos.E a primeira vez que estamos juntos hehe e vamos partilhar um monte de receitas engordativas e nao so.Tenho por certo muitas receitas gregas para encher as vossas barriginhas.
Quanto aos pontos de acucar...e algo que nunca percebi,mas confesso que nunca me esforcei,apesar de adorar todo o tipo de ovos moles e essas coisas.
E e a primeira vez que escrevo num blog VIVA.

ATRego disse...

MAU MAU MAU.... mas agora querem ver que eu sou um copiana????? A Julia e que era uma copiona! Andou a copiar as receitas da Julie que nem conhecia! Nos so vamos copiar as receitas da nossa avo!:) E ja agora deem-me la uma receita nova para eu experimentar que ja estou farta de ovos mexidos :) (haha, estava a brincar...tambem sei fazer ovos estrelados)
E viva a Ani na sua estreia dos blogs!!

ani disse...

Va,uma receita facil para noites de inverno,e um tipo de sopa....nao facam ma cara,e muito boa.
Quantidades nao sei,e a olho.
precisamos de:
250 gr carne picada
1 cebola
salsa
2 ovos
meio copo de arroz
1 limao grande
sal e pimenta
azeite
poe-se numa panela agua a ferver.Enquanto esperamos,pica-se a cebola com a salsa(eu uso 123)e junta-se numa tijela a carne picada,tempera-se e junta-se 2/3 colheres de azeite.A perte poe-se o arroz num copo com agua e deixa-se uns minutos,no final dos quais,com a mao se tira o arros que se junta a mistura com a carne.
Mistura-se bem e fazemos bolinhas,+ou- do tamanho de uma almondega.
Quando a agua ferver,deitam-se as bolinhas la para dentro,junta-se o resto do arroz,tempera-se a agua e deixa-se cozer uns 20 minutos.
Entretanto,separam-se as gemas que sebatem com o sumo do limao(pode precisar de mais que um,e uma questao de gosto),batem-se as claras em castelo que se juntam as gemas.Isto mesmo antes de estar a sopa cozida.Deita-se muito devagarinho sopa dentro dos ovos e mexe-se sem parar ate os ovos estarem bem quentes.junta-se a sopa, deixa-se levantar ferfura e tira-se do lume.
E esta pronto!!!!e optima e em geral as creaturas pequenas gostam muito.
Isto se calhar devia por no blog e nao nos comentarios....nao sei como,mas....

ATRego disse...

uma canja de carne picada grega?? Soa-me muito bem!! :)

ATRego disse...

Entretanto continuamos a espera da fotografia do cozinheiro..... dizem que ontem andava a fazer sopa de macas... a avo dele e que nao achou muita piada de ver as macas todas amacadas....

Miguel disse...

...ai ai tanta gente com tempo para cozinhar. Agora como pai solteiro para os próximo mês só cozinho sopa de meninos :)
Mas realmente gostava de aprender a fazer esses miticos doces, apesar de até cozinhar qualquer coisa a minha ascenção ao panteão culinário foi travado pelo aparecimento dos rebentos...mas em breve eles vão começar a gostar de comida mais seriamente(geneticamente sem escolha :) ) e aí retorno à actividade.
Estamos cá para aprender de qualquer forma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Marcadores

Seguidores