domingo, 9 de janeiro de 2011

BOLO REI "QUADRADO" - com a ajuda da máquina de fazer pão



Queria porque queria dar a conhecer (e comer, claro) o nosso bolinho rei. Então, coleccionei umas quantas receitas que vi na net e tirei um bocadinho daqui e dacolá para compilar uma receita simples, com os ingredientes que aqui consegui encontrar e com a ajuda da máquina de fazer pão para me ir amassando os ingredientes.
Ora então aqui vai a receita final (por acaso tenho a dizer que ficou bom e na próxima vai sair ainda melhor... mais redondo pelo menos...):


INGREDIENTES

500g de Farinha normal para bolos
10g levedura seca (ou 30g fermento padeiro)
100g açucar
1dl leite (ou água para quem preferir ou 1/2 cada)
100g margarina
50g manteiga
3ovos
pitada sal (1/2 colher chá)
50 ml vinho Porto
150g fruta cristalizada e passas
50g frutos secos partidos (pinhões, nozes, amêndoas)
raspa de laranja (opcional)
Geleia para pincelar (não usei porque não tinhas mas fica melhor)

PREPARAÇÂO

Juntei a farinha, o fermento, a água ou leite, o açucar a margarina e manteiga amolecidas, os ovos, a raspa de laranja e o sal na cuba da máquina. Seleccionei o programa "dough with raisins" ou qualquer coisa parecido. A minha máquina tem um compartimento para as sementes ou passas de modo que eu só tive que colocar lá as frutas e a máquina juntou na altura adequada. O vinho do Porto deve ser adicionado nesta altura também. Se a vossa máquina apitar podem colocar nessa altura as frutas e o vinho do porto. Há quem mergulhe as frutas no vinho do porto antes de adicionar à massa. Eu fiz 50/50 porque não me cabiam as frutas todas no compartimento da máquina. Quando o programa concluiu retirei a massa e formei o bolo rei com um buraco no centro (um buraco bem grande porque a massa ainda vai crescer) em cima de um tabuleiro forrado com papel manteiga. Assim:



Na verdade a minha massa cresceu imenso mas ficou um pouco mole e húmida demais porque eu estupidamente acrescentei mais água do que devia (a da receita está certa). Assim foi mais difícil para mim moldar uma forma redonda com um tamanho razoável sem se desmanchar ou expandir. Para a próxima divido em 2 e faço dois bolos (e claro que não coloco água a mais). Deixei levedar por mais umas duas horas tapado com um pano e no forno a 30ºC ou assim quentinho. Decorei com frutas cristalizadas e frutos secos, enfeitei com açucar em pó em montinhos (se tiverem geleia esta é a altura de diluir num pouco de água e pincelar o bolo) e levei ao forno a 180ºC por uns 35 minutos. Depois de cozer pode voltar a pincelar-se com geleia.

Hei-de voltar a fazer!!

3 comentários:

ani disse...

Ola prima,parece que ja consegui descobrir como fazer comentarios,vamos la ver se consigo encontrar os posts....
Esta a gabi a passar uns dias comigo aqui em serifos,mas ainda nao nos puzemos a cozinhar,estamos constipadas,pelo que comemos uma canja.
Eu o ano passado tambem fiz um bolo rei,encontrei a receita na net,este ano ainda nao fiz,mas parece-me uma exelente ideia para estes dias,eu adoro.
njs

ani disse...

Tens maquina de fazer pao??fizes-te la a massa?? conta la

ATRego disse...

A Gabi esta contigo? que fixe. As melhoras para as duas. Eu aqui nao estou doente mas estou de dieta de modo que tambem ando a sopas. hehe :)
Sim, tenho maquina de pao. Farto-me de usar. Fiz la a massa do bolo rei (pus os ingredientes la dentro e deixei-a amassar). Usei o programa basico para "dough" sem cozer, claro.
Depois ca fora fiz o resto, mas ja deu jeito nao ter que amassar eu! :)
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Marcadores

Seguidores