domingo, 12 de dezembro de 2010

Fatias Douradas com Calda

Estando a aproximar-se a época natalícia decidi dar a experimentar a gentes de outras paragens um bocadinho dos sabores da nossa terra naquela que é a época menos saudável de Portugal (embora uma das mais deliciosas).

Comecei pelas tão famosas fatias douradas, com calda como eu gosto! A mãezinha sempre a jeito para das as dicas e as receitas e lá fui.


INGREDIENTES
- 1 ou 2 cacetes pão ou pão de forma (com 2 ou 3 dias)
- leite (qb)
- açúcar (qb)
- óleo para fritar
- ovos

para a calda:
- meio pacote de açúcar (500g)
- agua
- pau de canela
- casca de limão

PROCEDIMENTOS

Partir o pão em fatias grossas e molhar em leite morno açucarado (usei 2 colheres de chá de açúcar para cada caneca de leite). Deixar secar as fatias um bocadinho e seguidamente molhar em ovo batido e colocar numa panela com óleo quente (adicionar mais ovos à medida que for necessário). Fritar as fatias uma a uma dos dois lados até ficarem loirinhas e escorrer o excesso de óleo.

 

Há quem goste delas assim e as embrulhe numa mistura de açúcar e canela. Eu prefiro com calda. 

Para fazer a calda: despejar meio pacote de açúcar numa panela e cobrir com água (um pouco acima do nível do açúcar). Adicionar um pau de canela e uma casca de limão. Mexer até começar a engrossar. Quando molharem um colher e tocarem com o dedo deve ficar pegajoso. Quando se atingir o ponto molhar as fatias uma a uma (ainda com o lume aceso) na calda e colocar num recipiente com tampa. Despejar o resto da calda por cima das fatias e deixar arrefecer antes de atacar! :)

Tenho a dizer que foram muito apreciadas e que desapareceram num instante!! Aqui vai uma pelingra do produto final:


(Para quem gosta delas com mais canela pode-se sempre colocar um bocadinho de canela em pó por cima.)
 
 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Marcadores

Seguidores