domingo, 16 de janeiro de 2011

Queijinho Fresco Caseiro


Uma vez em dieta comecei a sonhar com os queijinhos frescos Portugueses que tão boas e leves refeições podiam dar, nomeadamente ao fim de semana quando a sopinha acaba.
A minha mãe lembrou-me que era possível fazer em casa e o Sérgio falou-me logo na mãe que costumava ser uma "expert" do assunto.
Ouvindo os conselhos sábios da sogra e algumas pesquisas na internet para complementar decidi arriscar e olhem que não correu nada mal!



INGREDIENTES


- 4 pints (2.27litros) leite gordo (4% gordura pelo menos e preferencialmente com pouco processamento e daquele que dura pouco tempo. O leite da UCAL daqueles do dia seria o ideal)
- 1 colher de sopa rasa de sal por cada pint (1.1L)
- 1 colher chá coalho liquido (Rennet) por cada pint (se usarem coalho sólido seria meia colher de café por litro se não estou em erro). Encontram o coalho à venda na farmácia ou talvez em supermercados maiores. Aqui foi no Waitrose.:)


PROCEDIMENTO

Aqueci o leite com o sal numa panela até aproximadamente 37ºC. Na realidade não tenho termómetro de cozinha por isso usei o dedinho até ver que aguentava mais de 10 segundos sem me queimar. Só precisa de estar morninho como se tivesse sido acabado de mugir. Mexi sempre durante todo o tempo e adicionei o coalho liquido sempre a mexer. Tinha tido a informação que devia mexer muito bem após a adição do coalho de modo que continuei a mexer, a mexer, a mexer, até que o leite começou a coalhar todo. Na receita original e a que me foi passada penso que a ideia não era mexer assim tanto. Deve-se mexer mas deixar depois 1-2h tapado em ambiente quente para coalhar sozinho. Eu confesso que deixei a repousar na mesma, mas nada mudou. Penso que o meu leite já estava todo coalhado.
Num passador fino retirei todo o soro e mexi com a mão para desfazer o coalho, principalmente quando eram bocados maiores.
Não havendo forma própria para o queijo teve que se improvisar. O mê Sérgio aproveitou uma caixa de pástico grosso e alto onde tinha vindo uma sopa e fez-lhe uns furos em baixo e nos lados a meu pedido. Coloquei lá dentro o coalho e espalmei bem para o soro sair. Coloquei um pires por baixo e deixei no frigorifico durante a noite para acabar de libertar o soro. Esta parte é importante porque o soro faz azedar o queijo, de modo que, queremos evitar que fiquem muito tempo em contacto um com o outro.
O resultado está na foto que vêm e tenho a dizer que com um bocadinho de sal e pimenta está au point!

PS- se alguém conhecer mais alguns truques ou variantes aceitam-se conselhos e sugestões. Já ouvi dizer que se podia pôr iogurte para ficar mais macio, mas não tenho a certeza se é boa ideia ou não.

PS- Não espalmem demais o queijo ou deixem coisas em cima a fazer peso como já li. O queijo fica tipo borracha e com a consistência errada (eu sei porque já experimentei, hehe).

2 comentários:

alexandra correia disse...

Oi Ana,
Espero que o queijiho freco vos tenha sabido bem. Nós aqui, principalmente eu e a Vera, também somos apreciadoras de queijinho fresco!! A Avó Lena deu-me um termómetro que ela utilizava para fazer os referidos queijos. Ainda fizemos juntas, já lá vão uns anos!! Nunca mais voltei a fazer... acho que vou procurar o tremómetro e tentar fazer...

Acho que vou investir numa máquina de pão, tu e a Ani já me convenceram !!! tens algum conselho quanto à escolha da referida máquina ?
Beijos aos dois,
Xana

ATRego disse...

Ola Xana!
Sim o queijinho ainda esta a saber bem porque era grande e ainda nao acabou. :)
Nao sabia que a avo costumava fazer queijo fresco.... que bom saber. Tens a receita da avo?? Alguma coisa diferente? Algum detalhe importante que lhe de um sabor ainda mais especial?

Quanto a maquina do pao...a nossa esta neste momento a funcionar, curiosamente. Eu apostei numa maquina boa com as melhores revisoes mas um bocadinho mais cara que as outras. Comprei uma Panasonic 255 que tem um recipiente para sementes e passas que adiciona automaticamente. Ha mais baratas, mas nao sei se o pao fica tao bom ou se duram tanto tempo. Depende do investimento que quiseres fazer. Tenho ouvido falar de pessoas que compraram umas baratuchas de marca branca e dizem-se satisfeitos. Verifica se e programavel para comecar a determinada hora, se da para adicionar sementes, se faz so a massa (dough), pizza, algumas ate fazem compotas. Pensa no que e mais importante para ti e vai lendo as criticas das maquina para decidires melhor.
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Marcadores

Seguidores